Pular para o conteúdo principal

Cinco pistas para saber se você é espírita

ALÉM DA VIDA

Cinco pistas para saber se você é espírita Se você vê sentido nos princípios, certamente pode se considerar espírita ou, no mínimo, uma pessoa que crê no espiritismo.

E isso não invalida o POR ÁTILA NUNES O espiritismo popularmente conhecido como kardecista é uma proposta filosófica, não religião. Já a Umbanda e o Candomblé são religiões, sim, com dogmas e ritos. Só que tanto a Doutrina Espírita quanto as religiões de matriz africana praticam a comunicação com os espíritos, daí a razão de se chamar a todas essas correntes de espiritismo.

Todas, contudo, seguem cinco princípios básicos da forma de ver o mundo. A primeira e mais importante de todas é a crença na existência de Deus como inteligência suprema. Para os que que creem na reencarnação, Deus não só existe como é a causa inteligente do universo. É absolutamente impossível para um ateu, crer no espiritismo, embora isso não signifique que seu espírito também não esteja num processo de evolução positiva. O segundo princípio é a imortalidade da alma (ou do espírito). A convivência espírito x matéria nos acompanha desde os egípcios até os dias de hoje.


Todas as culturas sempre buscaram uma explicação para essa dualidade: alma e corpo. E sempre tiveram imensa dificuldade para algo realmente difícil de entender. O terceiro princípio é a comunicação com os espíritos. Em todo o mundo, existem doutrinas filosóficas e religiões que praticam a comunicação com as almas desencarnadas, isto é, aqueles que não estão mais entre nós. Daí porque, quem crê na comunicação com espíritos, não costuma dizer que "fulano morreu", e sim, "fez sua passagem" (para um mundo espiritual).

 O quarto princípio é o da reencarnação, isto é, a crença de que todos nós passamos por experiências corporais com o objetivo de nos aperfeiçoarmos. Bem, aí reside também a crença de uma justiça divina, já que todos usamos do nosso livre arbítrio no mundo terreno. Acreditamos que as coisas acontecem por uma razão e as dificuldades – sejam quais forem – alimentam a necessidade de aperfeiçoamento espiritual. O quinto princípio é o da evolução espiritual: a evolução acontece no espírito, não no corpo, embora tenha consequências materiais, é óbvio.

Esse processo espiritual faz com que o espírito (ou alma) alcance um nível de maturidade tão apurado, que não reencarna mais. Por isso, o livre arbítrio é fundamental, porque nossas escolhas é que nos farão evoluir espiritualmente. Se você vê sentido nos princípios acima, certamente pode se considerar espírita ou, no mínimo, uma pessoa que crê no espiritismo.

Comentários

Postagens mais visitadas deste blog

Para as mamães - Texto "Pedro Bial"

Homenagem para todas as mamães. Pedro Bial - Mães Composição: Danuza Leão Narração: Fernanda Montenegro

Crianças Índigo e Cristal

Afinal, o que são as crianças índigo e cristal? Celso J. S. Nogueira – Palestra proferida na Fraternidade da Luz  Nesta noite eu vou falar sobre um tema fascinante! Nesta noite eu vou falar das Crianças das Estrelas: as Crianças Índigo e as Crianças Cristal. Estes seres fantásticos que estão chegando à Terra, cada vez mais e mais… encarnando em todos os países, em todas as raças, em todos os níveis sociais, nas aldeias mais distantes e nas cidades mais populosas e muito… muito possivelmente dentro da sua própria família, bem debaixo do seu nariz! As Crianças Índigo são crianças fabulosas que estão encarnando aqui na Terra há bastante tempo, mas vinham poucas delas, até que depois da segunda guerra mundial começaram a vir em maior número e a partir da década de 70 então, começaram a chegar em ondas, cada vez mais e mais delas. Hoje, os dados são impressionantes! Pesquisadores americanos estimam que depois de 1995 oitenta e cinco por cento dos nascimentos ocorridos na Terra é de